sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O quê ?!?! Uma bicicleta na ciclovia ?

Todo o ciclista que circule numa ciclovia já se deparou com este flagelo: os peões que se passeiam aos pares, ocupando toda a largura duma via destinada, imagine-se, às bicicletas!


Resultado:





Geralmente acompanhada de um toque - ou vários - da campainha, o ciclista pode contar com algumas reacções, dependendo do tipo de peão que encontre:


1. O peão aéreo

Geralmente encontrado a deambular pela ciclovia, o peão aéreo tem por hábito posicionar-se entre as duas faixas da ciclovia de forma a poder ziguezaguear mais livremente. Pouco dado à socialização, procura isolar-se do mundo que o rodeia e portanto, é comum encontrá-lo com uns headphones (provavelmente a ouvir Lux Aeterna) e a olhar em redor com um ar sonhador. 

Quando nos deparamos com o peão aéreo não há muito que possamos fazer visto que a comunicação é praticamente impossível, a não ser que lhe atiremos com qualquer coisa. O melhor é tentar prever para que lado vai ziguezaguear e irmos pelo lado oposto. A maioria é no entanto inofensiva, não se apercebendo sequer de que está na ciclovia.



2. O peão Haka Maori
O nome do "peão Haka Maori" deriva da dança realizada pela equipa de rugby neozelandesa All Blacks e que tem como objectivo intimidar os adversários no início do jogo. 
Habitualmente encontrado a circular aos pares ou , grupos, o peão Haka Maori não se limita a passear na ciclovia. Ele faz questão de ocupar toda a sua largura e desviar-se está completamente fora de questão! 
Não tendo nenhum ódio de estimação pelas bicicletas, o peão Haka Maori gosta de fazer placagens, ponto final. Dou-vos um exemplo: vão a passar num passeio, nas compras, ou num centro comercial e vem alguém na vossa direcção. À medida que se vão aproximando, percebem que estão em rota de colisão e que essa pessoa não se está a desviar. Perante a iminência da colisão, vocês acabam por rodar ligeiramente o tronco ou dar um passo ao lado e ficam a pensar: « então e se eu não me tivesse desviado ? » Pois é meus caros... estiveram a centímetros de um peão Haka Maori.


O que fazer ? Muito simples. 

1.Travar e estabelecer contacto visual
2. Sair da bicicleta lentamente para enfatizar (atenção!manter sempre o contacto visual)
3. Colocar o descanso/atirar bicicleta para o chão. Depende no nível de dramatismo que pretendem
4. Fazer o Haka (instruções aqui)


Depois contem-me como correu ...



Continua ...










11 comentários:

  1. Boa! Depois conta como correu para sabermos se funciona :)

    ResponderEliminar
  2. Com uma bike de downhill esses peões todos passam a unico tipo, o peão acagaçado de morte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ideia FC! :) Com uma bike de downhill e a fazer o Haka, acho que não há peão que resista

      Eliminar
  3. Muito bom! Ganhou mais uma seguidora com esta publicação! genial!

    ResponderEliminar
  4. Ou, simplesmente, fazer a Haka Barrosã...
    http://youtu.be/HbQqjvWLZuA

    ResponderEliminar
  5. e que tal deixar as pessoas na sua vida... é algo natural que não estão habituadas (as pessoas), ao sorrir conseguem-se maravilhas..

    ResponderEliminar