domingo, 24 de novembro de 2013

Tutorial - Alforges [parte II]

Nenhuma descrição de foto disponível.

O último post terminou na prova final dos alforges de papel. Vimos que o tamanho é aquele que se pretende e, aparentemente, o molde vai funcionar.


Vamos então retomar e avançar mais um pouco.


PASSO 4: Passar o molde para os tecidos

Esta é aquele etapa susceptível de aperfeiçoamento. Como vos disse, é a primeira vez que faço uns alforges e portanto optei por comprar tecidos não muito caros à venda aqui. Ainda não sei, se em termos de rigidez, serão a melhor opção mas, pelo menos conseguimos ter uma noção de como fazer. Depois, é só ir aperfeiçoando.

Assim sendo, para esta fase utilizei:

2 x tecido para o exterior 
2 x tecido para forro
2 x dracalon (uma espécie de esponja fofa que dá alguma consistência)
1 x tecido padrão para a aba
2 x entretela colante para o fundo 






Começamos por passar os moldes para o tecido, utilizando para tal um giz de alfaiate.




PASSO 5 : Cortar os tecidos

Agora que já têm os moldes desenhados, é só cortar! Eu costumo utilizar uma tesoura zig zag que comprei na PFAFF e que é uma boa forma (e bastante prática) de evitar que o tecido desfie. 


PASSO 6: Colar a entretela
Depois de cortado o tecido, colamos a entretela naquele que será o fundo do alforge para dar alguma rigidez.

Neste caso, é entretela termocolante, por isso basta passar com o ferro de engomar. Muito simples!



PASSO 7: Alinhavar e coser o dracalon ao tecido principal

Nesta passo vamos começar a dar alguma estrutura ao alforge. Para isso vamos pegar nas 2 x dracalon + 2 x tecido do exterior da mala. 

O dracalon será cosido ao avesso do tecido para que depois, quando pusermos o forro, fique escondido entre este e o tecido exterior.

Mas, antes de passarmos à costura vamos alinhavar. Embora este passo não seja obrigatório, é uma boa forma de manter o tecido no lugar, evitando que ele escorregue quando começarem a coser à máquina e vos obrigue a desmanchar o trabalho.




PASSO 8: Unir o dracalon ao tecido principal

Podem ligar a máquina! Vamos coser :)  


Agora que já alinhavámos o dracalon ao tecido, vamos unir as duas peças. Não se esqueçam: o dracalon é cosido ao avesso do tecido principal.


Pode acontecer que, como tem algum volume, o dracalon se enrole no pé calcador da máquina. Não se preocupem. É normal e a solução é bastante simples: desliguem a máquina e façam deslizar um alfinete em direcção ao pé calcador, empurrando o dracalon.


Atenção: não façam isto com a máquina ligada e não levantem o pé calcador. Precisamos das mãos para usar os travões da bicicleta :)







E pronto! Está terminado este passo e temos agora entre mãos aquele que será o nosso alforge! Se há pouco não utilizaram a tesoura zig zag, ainda o podem fazer para aparar o tecido e evitar que desfie.







Segue-se a colocação do forro, a finalização do alforge e a colocação das fitas e velcro que vão permitir prendê-lo à grelha da bicicleta. Mas isso, ficará para o próximo post ... :)  

4 comentários:

  1. hahah me inspirou a fazer um tbm! vamos ver no que dá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      Depois conta como correu! Ao meu ficou a faltar estrutura :( Mas já ando a investigar e parece que há um material há venda em papelarias chamado « polipropileno » que é capaz de resolver a questão.

      Abraço

      Eliminar
  2. ola....onde esta a ultima parte do tutorial??? kkkkk....muito legal....parabens pelo trabalho...um grande abraço e bom pedal...

    ResponderEliminar
  3. Também estou a procura da ultima etapa! Vou fazer uma viagem de bike e vou ter que fazer um alforge, se eu quiser um hahahah Muito bom os tutoriais!

    ResponderEliminar