sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Os ciclistas só empatam

Resultado de imagem para ciclistas marginal oeiras

Parece que desde que as bicicletas passaram a poder circular na estrada, o ciclista se transformou no empata por causa de quem ninguém chega a horas ao emprego. Mas, será assim tão difícil ultrapassar uma pessoa que se desloca a uns dez ou 20 km/hora ?

Esta semana a Federação Portuguesa de Ciclistmo e Utilizadores de Bicicleta partilhou este vídeo na sua página do facebook:



A ideia é simples: demonstrar que é mais rápido ultrapassar um grupo de ciclistas quando circula a par (demorando a ultrapassagem 12 segundos), do que quando circula em linha (demorando aqui a ultrapassagem 18 segundos), deitando assim por terra teorias como:


" Circulam aos pares e vão para ali na conversa a atrapalhar o trânsito!!! 
E as pessoas que têm de trabalhar que se lixem!!! "


A ver se nos entendemos: os ciclistas também trabalham! Não vivemos do ar, e certamente que não andamos a treinar para a tour de France na Avenida de Berna com a marmita pendurada atrás. E mesmo que o grupo de ciclistas vá em lazer, estamos a falar de aproximadamente 18 segundos para os ultrapassar. 


18 SEGUNDOS 


Mas, apesar do conteúdo didático, o vídeo deu logo azo a uma série de comentários negativos, tal como sucede com tudo o que envolva bicicletas.

Circular aos Pares

Confesso que adoro ir aos pares. De preferência no meio da Avenida da Liberdade. Quando vou sozinha e não tenho ninguém com quem falar, coloco-me ao lado do autocarro e bato no vidro para ver se consigo ter dois dedinhos de conversa com o motorista. E quando vou ali para a rotunda do Marquês ? Haviam de ver! A LOUCURA!!!! Saltito entre as faixas todas e atravesso-me de repente à frente dos carros só para os ver baralhados. No outro dia até provoquei um acidente e depois peguei na bicla e fugi para o metro. 

A Estrada Marginal

Concordo e assino por baixo! Os sacanas dos putos que vão pedalar naquele passeio estreitinho da Marginal são uns infractores. Por mim, ia atrás deles de carro, atropelava-os a todos e depois fugia. Onde é que já se viu ?! E os pais dessas crianças ? Uns irresponsáveis! Denúncia à protecção de menores! JÁ!

E depois temos os outros... aqueles que têm a mania que andam a treinar para a volta a Portugal. Todos de licra, a pedalar em grupo e a ocupar uma das duas faixas de rodagem. E o pior? Andam aos pares! AOS PARES !!!!  Às vezes até passam o sinal vermelho, o que é um perigo, porque o carro que ia em excesso de velocidade e o accionou pode ter um acidente ou assim.

Felizmente sabemos onde é que eles andam. Estes sacaninhas todos. Na Marginal. Ao fim de semana. Sentido Lisboa-Cascais. Entre as 09:00 e as 12:00. 

Os Sinais Vermelhos

Tipo, achava que não havia sinais vermelhos! Wow! Juro que nunca reparei. Serão aqueles postes onde os carros às vezes param ? A sério?!?!?! LOL Achava que estavam a parar para me dar avanço. Tipo, eles às vezes buzinavam quando eu passava mas, tipo, achava que era porque sou bué linda e tipo, curtiam de mim, sei lá. 

Relativamente às rotundas. Tipo, eu às vezes ponho as patas no chão. Mas o cão não gosta que eu o esteja sempre a tirar de dentro do cestinho para lhe pôr as patas no chão cada vez que paramos à entrada de uma rotunda. 


Matrículas, Luzes e Seguro

Os legisladores andam a dormir e, pelos vistos, há alguém que tem muitas questões por responder... 

Entretanto, há alguém que, porque a legislação não obriga o ciclista a determinadas coisas que a pessoa considera que são "elementares", não aceita ouvir reivindicações dos ciclistas. Ou seja, se eu tiver seguro e andar com luzes, estou tramada na mesma porque não tenho matrícula.


Se é para entrar no campo das analogias absurdas. Vamos lá: esqueci-me de uma coisa elementar e não percebo como é que os legisladores deixam passar: que tal os carros deixarem de estacionar em cima das ciclovias e dos passeios ? Serem obrigados a respeitar os limites de velocidade ? E a distância de segurança ? Quando tudo isto for obrigatório e controlado, aceito novamente ouvir as reivindicações dos automobilistas que as cumpram. Até lá, paguem a porra do estacionamento em sítios para estacionar. 


Depois deste último desisti de ler mais comentários porque já estava a começar a espumar da boca e não posso, de forma alguma, por em causa a minha saúde porque daqui a nada tenho uns sinais vermelhos para passar com a minha bicicleta sem matrícula, sem seguro e sem luzes e entrar a abrir nas rotundas sem por as patas no chão, enquanto ouço música no MP3 e troco mensagens com os meus amigo no whatsapp.

Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas de falta de informação, por favor elucidai-vos aqui:


Boas Pedaladas!

2 comentários: