sábado, 14 de dezembro de 2013

O Natal em Bicicleta


Agora que só faltam dez dias para o Natal, acho que já posso tocar no assunto sem que isso seja considerado "fora de época" (como os enfeites nos centros comerciais no final de Outubro).


E o que é que a bicicleta tem a ver com o Natal ? 
Tudo.


Chegadas a esta altura de Dezembro, a maioria das pessoas anda numa azáfama para fazer as compras de Natal. A maioria desloca-se de automóvel e, devido ao "fácil" acesso (quando não há filas intermináveis) e relativa facilidade de estacionamento, acabam por escolher os centros comerciais como destino e local privilegiado para estas compras. 

Muitos vão logo de manhã para "fugir à confusão" mas, ao fim de algumas horas, já são parte dessa mesma confusão. Os centros comerciais enchem-se de pessoas que fazem as suas compras, almoçam por lá, fazem mais compras, jantam por lá e, ao final do dia regressam a casa. As crianças, essas, arrastam-se em gritarias, talvez por terem um pouco de ciclistas dentro delas e apreciarem o ar livre em vez de horas fechadas num bloco de cimento sem sol.



Quanto temos uma bicicleta as coisas mudam de figura porque começamos a procurar forma de fazer as compras...em duas rodas e, inevitavelmente, as atenções voltam-se para as feiras de artesanato, feiras de Natal e, claro, o mercado tradicional onde, para além de montras bastante natalícias conseguimos encontrar produtos que não encontramos nas grandes superfícies comerciais.

Atelier da Tufi
Pimenta Rosa
Boutique das Flores

No entanto, a diferença não está apenas nas montras e nos produtos. Ao comprarmos no mercado tradicional, as compras deixam de ser um fim em si mesmo e convertem-se numa parte do passeio durante o qual trocamos votos de Boas Festas com outros ciclistas, lojistas e vizinhos.

E como hoje é o dia do Natal mais Doce de Lisboa , parece-me uma excelente oportunidade para mais um passeio de bicicleta e provar umas quantas iguarias gastronómicas nos estabelecimentos aderentes. E então? Vão ficar em casa ?



Sem comentários:

Enviar um comentário