quinta-feira, 24 de abril de 2014

Primavera, alergias e suor.


Quem anda habitualmente de bicicleta, já terá reparado que, com a chegada da Primavera, chegam também os ciclistas. À semelhança das flores, alguns permanecem num estado de dormência durante os meses mais frios e chuvosos, para depois desabrocharem com os primeiros raios de sol.


Mas desengane-se quem acha que estes ciclistas são "uns meninos" só porque deixam a bicicleta em casa quando está mau frio ... e chuva ... e vento. Pelo contrário! Com a Primavera vêm uma série de novos desafios que, até para quem pedalou o Inverno inteiro, podem ser uma aventura.

- Isso são tretas!  - dirão alguns - Já nem sequer chove! Qual é o desafio de pedalar quando está sol ?

Ah... o sol... O sol que nos aquece a cara enquanto pedalamos tranquilamente pelos prados asfaltados da cidade, concentrados apenas no som dos motores dos automóveis e na fumaçada que sai dos tubos de escape... Os mosquitos verdes que nos entram pela boca adentro durante o caminho e que nos levam a pensar se não deveríamos trazer uma garrafinha de lambrusco e uma salada para acompanhar o pitéu... O pó que cai das árvores e que entra para as calças e nos força a aproveitar as paragens nos semáforos para tentar coçar o traseiro sob o olhar atento dos automobilistas e transeuntes... O calor...

Calor é bom. 
Quando vamos à praia. 
Quando estamos de folga. 
Quando estamos numa patuscada a enfardar caracóis. 
Mas quando vamos trabalhar, o calor pode ser "a pain in the ass". 


Em primeiro lugar, porque é deprimente. Sim, leram bem: deprimente. Ali vamos nós a pedalar em direcção ao emprego e a pensar nas mil e uma coisas que poderíamos fazer e por momentos temos aquele pensamento louco de pedalar na direcção oposta porque está-nos mesmo a apetecer ir ali espreitar aquela ciclovia, ou simplesmente ficar refastelados num relvado a fazer a siesta e a comer gelados.

Em segundo lugar porque calor = suor e, se não forem propriamente amigos do calor, chegam ao emprego como eu ...


Claro que, com o ar condicionado o interior poderia estar bastante refrescado mas, regra geral, somos atingidos por uma onda de calor e ficamos sem perceber se as pessoas estão com frio, se somos nós que estamos com demasiado calor porque optámos por ir de bicicleta (a opinião geral), ou se estão a tentar fazer um "Cozido das Furnas" dentro dos aparelhos de ar condicionado.

Seja como for, uma coisa é certa: nada saberia tão bem como ficar de cuecas em frente a uma ventoinha. Mas, como isso não é habitualmente permitido nos locais de trabalho, lá vamos para a nossa labuta diária.

Naturalmente que há como contornar a questão do desconforto gerado pelo calor...


1. Não façam ABSOLUTAMENTE nada em relação a isso
Provavelmente ninguém vai ter a lata de vos dizer que fedem e assim ficam a ganhar em termos de espaço pessoal visto que as pessoas irão manter uma distância de segurança em relação a vocês.



2. Comprem um duche portátil
Queram mais simples do que isto ? Enchem aquilo com água e, quando chegarem perto do vosso local de trabalho, penduram numa árvore e está feito. Provavelmente serão acusados de atentado ao pudor mas isso depois logo se resolve.


3. Criem um kit de emergência
Coloquem dentro de um saco uma t-shirt suplente, um desodorizante, 1 toalha e toalhitas. Quando chegarem ao emprego, é só irem à casa de banho, limpar do suor e mudou de t-shirt.


Depois, é só tentar manter uma aragem a correr até normalizarem a temperatura corporal. Pessoalmente optei por comprar uma mini ventoinha com cabo USB que se liga ao computador e que custou uma pechincha.



Boas Pedaladas
Costureira Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário